Urina 1º Jato Feminina

URINA DE 1º JATO:

 

A coleta do 1º jato de urina é aconselhável fazê-la antes do uso de antibióticos. No entanto, se for uma recomendação medica poderá ser realizada mesmo na utilização de antibióticos.

 

Para as mulheres:

 

Higiene: Lavar com água e sabão as mãos e a região genital. Afastar os grandes lábios, lavar a região genital de frente para trás, e secar sem fazer movimentos para frente ou para trás, usando toalha limpa.

Coleta: Sentar no vaso sanitário ou bidê com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado e coletar o 1º jato da primeira urina da manhã, 10mL (aproximadamente 1 dedo do coletor comum como mostra a imagem abaixo ou o tubo cheio), e tampar o frasco imediatamente após a coleta; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.

 

Conservação e transporte: Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Encaminhar ao laboratório no prazo máximo de 2 horas mantendo-o refrigerado ou em  local fresco e ao abrigo da luz.

Imagem1.jpg